15 maio 2011

Primeiras dificuldades...

Eu já estava pensando em postar apenas nos finais de semana, mas parece que uma série de coisas automaticamente iria levar a isso:
- O blogger esteve fora do ar por alguns dias;

- Aquela turma que eu achava "perfeita para mim" acabou de terminar o segundo livro da série "Minna no Nihongo" e, com isso, começaram a ter revisões e provas. Eu caí no meio de tudo isso e tenho de estudar muito mais do que os outros para alcançá-los (além de mim, entraram apenas dois chineses na turma, e eles não parecem ter tantas dificuldades além da gramática, enquanto eu estou com dificuldades em tudo).

- Eu chego exausto da aula, daí a sra. Iino faz um jantar farto, que só falta eu ter um enfarte de tanto comer. Quando eu termino o jantar, não consigo pensar em nada além de dormir, de tão cheio que fico.

Se alguém disser que passou fome quando visitou o Japão (e ficou na casa de alguma família), só pode estar de brincadeira! No Brasil já dizem que eu como pouco, imagina aqui onde a porção deles é praticamente o dobro do que eu estou acostumado a comer! A sra. Iino, durante algum tempo, deve ter pensado que eu não gostava da comida dela, mas eu já expliquei pra ela que eu não consigo comer tanto quanto eles (e eles ainda comem rápido, deve ser por isso que não ficam satisfeitos com pouca comida), e que gostei de tudo que ela preparou até agora (bem... o sushi que eu comi sexta-feira estava meio sem gosto, não me pareceu tão bom quanto os dois estavam comentando ao comer).

Citando rapidamente tudo o que eu já comi até hoje (inclusive o que eu comi fora):
Karee (Curry), diversos sushis/sashimis (na festa), tenpura soba, lamen, okonomiyaki (panqueca japonesa), gyudon, um macarrão com frutos do mar cozidos e peixe frito, um soba com frango e ovo, e talvez algum outro prato que não esteja me lembrando agora.
 
Bem, voltando ao assunto do blog, desde quarta-feira tive de correr nos estudos pra conseguir acompanhar as aulas de kanji e de gramática. Ainda bem que tenho uma boa compreensão auditiva da língua japonesa, pelo menos nisso não estou tendo muita dificuldade durante as aulas.

Tenho quatro professores, sendo que já conheci dois:
A Hihara-sensei dá aula na quarta e na quinta. Ela é muito bacana, e deu bastante atenção aos novos alunos, embora tenha sido bem rápida com as explicações.
O Ogawa-sensei dá aula na sexta. Ele dá aula num passo um pouco mais lento, isso me ajuda bastante nos kanjis, mas ele ia dar uma prova de gramática/texto e acabou faltando tempo para explicar alguns exercícios que cairam nessa prova.
Tem também a Hori-sensei (a orientadora da nossa) e mais outro professor, com quem terei aulas esta semana.

Esta semana vai ter prova de todos os kanjis do nível N3 (acho que são em torno de 600), não sei se vou conseguir estudar tudo até lá, mas vou me preocupar primeiro com as aulas de cada dia e com estudar o material que todos já terminaram de estudar.

Todo dia nós temos uma prova de kanji (com os 6~24 kanjis estudados nos últimos dias).

No tempo da aula não dá pra eu fazer nada além de estudar a matéria daquela própria aula, então o tempo que eu tenho em casa vai ser todo pra estudar todo o resto.


Bem, agora falando de outro assunto:
Eu tive o desprazer de ter uma unha encravada durante a viagem de avião, e de lá pra cá o machucado só foi piorando. Quarta-feira chegou num ponto que me deixou preocupado e eu tive de contatar o meu seguro de saúde. Foi muita complicação, tive de usar o skype em horários bem limitados para não causar incômodo pra sra. Iino e seus vizinhos (as regras sobre barulho entre 20:00 e 8:00 aqui na casa dela são bem rígidas) e os recados que deixaram pra mim no telefone da sra. Iino causaram pequenos desentendimentos que me deixaram um pouco constrangido. Queria arrumar logo um celular pra mim, mas como vou arrumar um celular sozinho? Eu preciso que eles vão comigo, mas parece que eles se esqueceram disso.

Bem, eu consegui meu atendimento para ontem (sábado de manhã) e saí numa grande jornada por Tóquio.
Na verdade, o hospital era pertinho, mas depois eu queria comprar um  bolsa escolar nova (quase todo mundo usa bolsa, porque ocupa menos espaço do que mochila, e não atrapalha os outros no metrô - a minha mochila é enorme, atrapalha demais) e a sra. Iino recomendou que eu fosse a Ueno. E eu também queria ir a Shinjuku, comprar os livros que o pessoal já acabou de estudar.

Aqui fui eu:

Saí de Kameari às 9:30, desci em Kita-Senju e peguei a linha para Ushida, onde desci, andei alguns metros e peguei a linha para Horikirishoubuen na estação de Sekiya. Em Horikirishoubuen, andei um pouco até o hospital, fui atendido, comprei o remédio (com o auxílio de um dos funcionários do hospital que me levou até a farmácia) e voltei para a estação.

Procurei qual linha me levaria a Ueno, não me lembro exatamente o que eu fiz, mas acho que foi mais ou menos isso:

Desci em Ueno e fui caminhando pela avenida mais larga que encontrei. Parei numa sobaria e almocei.

Continuei andando até que as calçadas começaram a ficar cheias de gente e começaram a aparecer garotas de cosplay fazendo propaganda dos cafés chamados maid-kisa ou maid-café. Eu comecei a estranhar e olhei em volta. Foi então que eu me dei conta que estava caminhando por Akihabara, o bairro onde todo otaku sonha em ir.
Eu continuei andando, como se nada tivesse acontecido e encontrei uma loja "duty free", onde estrangeiros podem comprar produtos livres de imposto se gastarem mais de 10000 ienes (cerca de 200 reais) e apresentarem o passaporte. Lá tem várias faixas escrito "bem vindo" em diversas línguas, inclusive no português.
Eu comprei minha bolsa e um relógio (mas eu não sabia desse negócio de 10000 ienes, mesmo por que acabei gastando menos que isso). Depois, fui descobrir que o relógio tem funcionalidades muito úteis: ele recarrega automaticamente a bateria quando exposto ao sol e desliga o visor entre as 22:00 e as 6:00 para economizar bateria.

Caminhei até o fim da avenida e tirei umas fotos. Algum dia volto lá com calma, convido alguns colegas do curso pra irem junto, mas ir sozinho em qualquer loja de lá me deixaria meio desconfortável.

A seguir, tentei chegar a Shinjuku, para comprar os livros naquela biblioteca de 8 andares que o Keylan (gravei o nome do americano) recomendou.
Peguei a linha Yamanote, a mesma que eu pego sempre pra ir pro curso, mas agora no sentido contrário (não sei se o caminho que a linha faz é esse da imagem da esquerda, mas acho que é quase isso):
No meio do caminho desci em Kanda, pois eu precisava ir no banco e vi um banco parceiro do BB aqui no Japão. Infelizmente, meus cartões não funcionaram, vou conferir isso amanhã numa agência aqui próxima, e se mesmo assim não conseguir, vou na agência do BB aqui no Japão. Na foto da esquerda, Kanda é a estações logo após Akihabara.

Entrei novamente na linha Yamanote e fui até Shinjuku, onde comprei os livros que eu queria (tem mais algumas coisas que eu gostaria de comprar, mas vou deixá-las pra depois).

Voltei com a unha um pouco mais encravada do que antes, mas valeu a pena toda essa aventura.

Hoje, a sra. Iino recebeu algumas pessoas na hora do almoço e eu saí pra passear (como ela não tem obrigação de me servir o almoço, eu sempre tenho de me virar).
Como no caminho pro curso eu sempre vejo uns campos de beisebol perto de um rio, resolvi tentar chegar lá. Fui até a estação de Ayase (a primeira estação pela qual passo ao sair de Kameari) e caminhei até o rio acompanhando a linha do trem. Deu uma boa caminhada, e eu ainda a refiz na volta... Como eu estava de sandália, meu dedo não sofreu nada.
Aqui estão as fotos da parte em preto no caminho que eu peguei:
 Há um riacho à esquerda da foto acima.



Nas fotos à esquerda, há uma tartaruga no lago, seria a Tama?
Na verdade, havia duas, mas a outra mergulhou na hora da foto.

E aqui as fotos do caminho em vermelho:







Na volta, descobri que o nome desse rio é Arakawa... Já vi um anime muito pirado sobre esse rio XD
Estava havendo várias partidas de beisebol hoje. Eu vi alguns lances, mas como queria voltar pra estudar, fui embora sem ver nenhum jogo inteiro.
Se olharem bem o mapa com o caminho em vermelho, dá pra ver os campos na margem do rio.

Na volta, parei num restaurante ali perto da estação de Kameari e experimentei o Chocolate Pafe, que sempre ouço falar nos animes. Que decepção, não passar de uma bola de sorvete, com um pouco de chantilly, calda de chocolate, alguns cereais no meio e uma cereja em cima. Decepcionante...

Bem, agora é melhor eu voltar aos estudos, senão não vou conseguir alcançar a turma.
Até o próximo final de semana.

Um comentário:

  1. Parece que terá semanas intensas. Boa sorte!
    Por que os japoneses usam dois alfabetos? Só por tradição?
    Não concordo com sua avaliação do sorvete, ainda mais por ele levar chocolate. Quanta heresia. Chocolate e sorvete são ótimos em qualquer ocasião e lugar. rs.

    ResponderExcluir