06 maio 2011

Cheguei no Japão!

Finalmente, após vários meses de preparativos, consegui viajar para o Japão.
Vou pular toda a parte enrolada de como encontrei o curso onde vou estudar e de como tirei o visto, mas se alguém que estiver lendo isto quiser saber mais, pode postar nos comentários que eu respondo.
Mas antecipo que esta viagem só saiu graças à Silvia Utrini Intercâmbios (meus sinceros agradecimentos!)

Bem, eu viajei pela British Airways, foram várias horas nos aviões e mais algumas horas no aeroporto de Londres.
Eu só dormi e assisti filmes em japonês durante toda a viagem, nada demais, já que eu costumava fazer isso nas viagens de ônibus entre Campo Grande e São José dos Campos...
Bem, pelo menos não precisei gastar a bateria do meu notebook.
Os aviões da BA nos quais eu voei eram enormes, tipo esse aí:

Ao nos aproximarmos de Tóquio, os comissários de bordo entregaram os formulários de imigração.
Eu fiquei um pouco preocupado, porque havia algumas coisas que não entendi bem como eu deveria preencher. Resolvi deixar pra preencher no aeroporto.
O avião pousou, eu desci e comecei a me sentir meio perdido.
Obs: como eu estava meio perdido e apreensivo, não lembrei de tirar fotos, as fotos desta postagem eu encontrei na internet.
Ainda bem que todas as indicações possuem a tradução para o inglês.
Passei por esse corredor:

Segui as indicações até chegar no lugar onde fazem a identificação dos estrangeiros.
Terminei de preencher meu formulário (pedi ajuda para os funcionários) e prossegui para a identificação, como na foto a seguir:

Daí, fui pegar minhas malas. Aparentemente, fui um dos últimos do meu voo a pegar as malas, elas até já haviam sido retiradas da esteira.
Entreguei o formulário de declaração de bens e saí em busca do metrô.

No caminho, encontrei um caixa do HSBC e saquei um pouco de dinheiro. Conferi agora no site do meu banco e vi que tá tudo certo. Também encontrei uma casa de câmbio e troquei alguns dólares por ienes.
Perguntei no balcão de informação (em inglês mesmo, ainda estava inseguro pra perguntar as coisas em japonês) como pegar o metrô para a estação de Kameari, e descobri que eu teria de trocar de trem em duas estações. A funcionária anotou as informações num papel e lá fui eu me aventurar no metrô.
Primeiro, eu precisei pegar um trem da Keisei Line até a estação de Nippori.

Fui no guichê da foto acima, disse meu destino, comprei meu bilhete e lá fui eu cometer o primeiro erro (ainda bem que só teve esse no primeiro dia)...
Eu passei na "catraca" e coloquei meu bilhete, mas na minha mente estava o metrô de São Paulo, onde você não pega de volta o bilhete. Adivinha: comecei a ouvir um som atrás de mim, então me toquei que eu estava esquecendo de algo. Me virei pra verificar, a catraca ainda estava aberta e fechou logo antes de eu voltar. O funcionário veio e disse que eu tinha de pegar o bilhete de volta pra usá-lo na hora de sair do metrô ou de trocar de linha, ele teve de abrir o "cofre" da catraca. Toda essa situação foi meio cômica, parecia cena de anime ^_^
Peguei o trem Keisei Limited Express (o mais barato) e fui até a estação de Nippori.

Foi bem demorado (o mais barato para em muitas estações no caminho), e um pouco constrangedor, eu estava com duas malas grandes e tava com uma cara de "onde é que estou? onde eu devo descer?", parece que algumas pessoas me olharam pensando "olha o estrangeiro, tá perdidinho!" XD
Pior que era quase hora do almoço, em alguns momentos o vagão ficou cheio, e eu tava ocupando muito espaço, então algumas pessoas devem ter pensado "que mal educado!" porque eu deixei a mochila do meu lado, ocupando um banco...

Eu desci na estação certa, de Nippori. Lá eu fui no guichê e fiz o "ajuste de taxa", trocando o bilhete (que eu quase esqueci) para um da linha JR. De lá fui pra Nishi-Nippori, a estação seguinte, onde novamente troquei de linha (fazendo um novo ajuste) e peguei o trem para Kameari, meu destino final.
Eu fiquei um pouco confuso ao olhar o mapa desta última linha, não entendi bem onde Kameari ficava na linha, então perguntei para as pessoas em volta se aquela linha levava para Kameari. Elas me responderam que sim e eu embarquei no trem que chegou no mesmo instante.
Então, eu cheguei em Kameari, a estação da foto a seguir:

Saí da estação, fui almoçar no McDonald's em frente à saída sul e esperei lá até a host family vir me buscar.
No McDonald's, fiz meus pedidos em japonês.
Bem, daí a Sra. Iino me encontrou, nós seguimos até a casa dela, eu desfiz as malas, me acomodei... e caí no sono antes do jantar!
Eu queria ter conversado mais com ela e seu filho ontem, mas o cansaço me derrubou de jeito.
Quando acordei, os dois já haviam saído para suas atividades.
Meu café da manhã foi o jantar de ontem, mas o almoço eu tenho de arranjar por conta própria...
Então aqui vou eu, em busca do meu almoço!

Um comentário:

  1. Gil que bom receber notícias suas, como sempre acontece com os marinheiros de primeira viagem, com você não poderia ser diferente. É um desafio uma viagem dessa magnitude, ainda bem que você é um camarada muito inteligente e tranquilo.
    Quando você não entende o que um japonês fala, você só balança a cabeça, como se tivesse concordando.
    Bom Jobson Amorim, queremos que você aproveite bastante essa viagem e traga muito conhecimento na bagagem, que você seja muito feliz.
    Um abraço da Familia Turque Martins

    ResponderExcluir