09 maio 2011

Orientation Day

Ontem foi o dia das entrevistas e provas para formar as turmas de acordo com o nível dos alunos.
Acordei cedo, 6:30, sra. Iino e seu filho já estavam de saída (aparentemente eles comem fora todas as manhãs).
Me arrumei, peguei o que tinha pela cozinha (pão, margarina, leite, achocolatado), tomei meu café da manhã e saí às 7:40.
Peguei o metrô, desta vez confiante que acertaria o caminho. Infelizmente, essa é a hora do rush, então foi um aperto só...
Desci na estação de Takadanobaba e fui em direção à escola. Cheguei por volta de 8:30, exatamente quando um senhor abriu a porta da recepção. Fui o primeiro aluno a chegar. Sentei e fiquei aguardando.
Novos alunos foram chegando, perdidos, sem saber o que fazer. Um funcionário veio e disse que as orientações começavam às 10:00, então ficamos esperando até lá.
Havia muitos chineses, talvez alguns coreanos, e alguns (poucos) alunos que eram (evidentemente) ocidentais, como eu.
A orientação começou, fomos levados para uma sala onde foram entrevistando os alunos para saber em que nível se encaixavam e qual exame classificatório deveríam prestar.
Na minha vez, fui contando sobre onde, quanto e como eu havia estudado japonês. Disse que possuía o N3 no JLPT. A entrevistadora me ofereceu duas opções de material/turma, mas em qualquer uma das duas eu provavelmente vou ficar insatisfeito:
1) O material do N2, cheio de kanjis, gramática e que corresponde ao que eu quero aprender, mas que ela disse que eu ainda não tenho conhecimento suficiente para acompanhar, principalmente porque a turma é formada por diversos chineses, e que por isso ela avança muito rápido.
2) O material do N4, que eu já estudei em boa parte, mas que tem um pouco da gramática, vocabulário e kanjis que eu ainda não sei. O objetivo dessa turma é um nível abaixo do que eu já tenho, então eu insisti que queria tentar a prova da turma do N2 também.

Infelizmente, não fui muito bem nem na prova do N4, muito menos na do N2. Na do N4, eu até sabia a resposta da maioria, mas faltou tempo pra responder tudo. Na do N2, havia muitos kanjis, não consegui entender quase nada, embora tenha conseguido responder uns 20% da prova.
Não sei em que turma vou cair, mas eu gostaria que eles tivessem algo voltado para o N3.
Vai ver eles não tem porque esse nível foi criado a pouco tempo.
Em seguida, fui almoçar ali por perto. Encontrei uma loja de Lamen e resolvi experimentar. Pedi um mini-lamen. Não gostei muito... nem do sabor, nem do cheiro... Tinha algum ingrediente estranho que deu um sabor ruim.
O Naruto faz aquilo parecer tão gostoso, mas não é tanto assim não... Prefiro o soba!

Voltei para a escola às 13:00 para mais orientações. Separaram a turma entre os que falavam chinês, os que falavam coreano e os que falavam inglês. O diretor da escola fez seu discurso, uma professora importante também, e daí começamos a receber os documentos com informações da programação e regras do curso.
Então, fizemos uma pequena atividade de auto-apresentação entre os alunos. Havia um grupo - cerca de 8 pessoas - que veio do Nepal, além de dois espanhóis, dois ou três suecos, uns dois americanos e mais alguns que não deu tempo de me apresentar.
Havia alunos das duas escolas (ISI Language School e ISI Tokyo), então eu provavelmente não irei ver alguns deles por um tempo.
A seguir, começamos a ler os documentos. Essa parte foi muito engraçada, ouvi pessoas de diversos lugares do mundo lendo o documento em inglês... Eu também li um trecho, minha pronúncia não é lá muito boa, então gaguejei um pouco em algumas partes.

Depois, havia uma parte que era para os alunos que vão estudar um ano inteiro, então eu fui dispensado.
Peguei o metrô de volta pra casa. Cheguei, deixei a mochila, descansei um pouco e saí pra passear pela vizinhança.

Andei bastante... As ruas são meio irregulares neste bairro, me perdi algumas vezes, não lembrava em que esquina virar, mas guardei algumas ruas como referência, para as quais sempre dava pra voltar.
Andei até uma avenida mais larga, chamada Kannana e avistei um rio. Fui até lá dar uma olhada.
Aí estão as fotos que fui tirando no caminho de volta:

Rio Nakagawa





Avenida Kannana

Kameari

Quando a escola publicar as fotos do Orientation Day, eu coloco aqui também.

4 comentários:

  1. Algumas ruas parecem meio apertadas. Isso é por que são antigas, ou por falta de espaço? rs. Não são de mão dupla, né?
    Dá a impressão que a arquitetura deles é de um padrão quadradinho meio casa pré-moldada. Principalmente essa casa do canto direito da segunda foto. São de madeira?
    A última coisa que eu esperava era você achar um lugar que só tem grama e água, e nenhum prédio em cima.

    ResponderExcluir
  2. A maioria das ruas dentro dos bairros são de mão única, e bem estreitas, mas como todo mundo usa o metrô, não se vê muitos carros andando por essas ruas.
    Neste bairro, as casas são todas de madeira. Os prédios tem uma estrutura externa de concreto, mas internamente são de madeira.
    Até agora, todas as casas que vi eram diferentes entre si. Estão construindo uma casa na frente deste prédio, e um colégio (ensino médio) perto daqui, mas eles são envoltos por uma estrutura que não permite ver o que ocorre lá dentro. Achei este blog pra exemplificar.
    Os japoneses não costumam construir casas na beira dos rios, eles deixam como área de lazer. Tem alguns lugares onde há campos de beisebol e futebol. Eu mesmo queria encontrar um de beisebol aqui por perto, mas estou precisando de um mapa pra evitar de me perder.

    ResponderExcluir
  3. Agora que você tocou no assunto "metrô", estou pensando na tecnologia necessária para blindar as vias subterrâneas contra terremotos, e no esforço que ele devem fazer para isso...
    Gosto muito de construções em madeira, e admiro particularmente a carpintaria japonesa. Até pelos problemas com disponibilidade de materiais, eles desenvolveram uma ótima técnica na montagem dessas casa. Pelo que sei, conseguem levantar grandes construções em madeira sem precisar bater nenhum prego, e com acabamento perfeito!
    Obrigado pela dica do site!

    ResponderExcluir
  4. Maninho, você podia ter colodado uma imagem do lamen oriental nesse post.
    Eu não lembrava como era o do desenho do Naruto, então tive que procurar no google. Achei umas imagens bem legais.
    Ah, será que dá p/ pescar nesse rio que você viu?
    O papai é que ia gostar. rs
    E por falar nele, ele tem lido o seu blog todos os dias.
    Quando não posso acessar, ele é quem conta as novidades p/ mim e a mamãe.

    ResponderExcluir